top of page

Por que Integralidade Humana na formação docente?


O estresse excessivo, esgotamento (burnout), adoecimento e desmotivação são males contemporâneos que afligem as pessoas cada vez mais. Estudos comprovam que um dos grupos que mais sofrem com esses problemas são os professores, principalmente no momento excepcional pós pandemia de Covid-19, quando foram confrontados com mudanças abruptas no ambiente profissional e vida pessoal. Como consequência, os relacionamentos e processos de ensino e aprendizagem são afetados negativamente, com prejuízos para todos.


A complexidade inerente à situação, implica compreender o docente de maneira multidimensional, ou seja, em suas necessidades físicas, emocionais, cognitivas e espirituais e no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento adaptativo para prevenção do mal-estar docente e promoção do bem-estar.


Abordar a Integralidade Humana na formação docente é promover desenvolvimento pessoal e profissional, compreensão de limites, ampliação de consciência humana, responsabilidade social e planejamento intelectual.


É proporcionar transformações pessoais com ganhos coletivos.

 
 
 

Comments


bottom of page