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Monitorar e promover a saúde docente no Brasil ficou mais fácil

Conheça o QSD -
Questionário Saúde Docente
VERSAO BRASILEIRA
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Na avaliação da saúde docente, entende-se que os professores estão saudáveis, não só quando eles não estão doentes, mas quando também estão em um estado de desempenho ideal, estão motivados, satisfeitos, comprometidos com a organização e adaptados ao seu ambiente de trabalho.

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Satisfação

  • Se refere a satisfação com a profissão docente, o prazer e a energia para fazê-lo e o sentimento de felicidade por ser professor.

  • Correlaciona-se negativamente com exaustão e despersonalização e diminui chances de gerar estresse excessivo.

Mulher no trabalho

Autoeficácia

  • Indica um estado afetivo positivo em relação ao ensino e de confiança em competências próprias.

  • Correlaciona-se com o bem-estar físico e boa qualidade nas relações interpessoais.

  • É um importante elemento preventivo na saúde profissional.

Distúrbios musculoesqueléticos

  • Os distúrbios musculoesqueléticos são frequentes entre professores e sua prevalência é muito superior que a de outras ocupações, principalmente as relacionadas a queixas de dores nos ombros, no pescoço, na região lombar e nas pernas, devido a fatores de postura e a frequência e o esforço de movimentos repetidos.

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Distúrbios cognitivos

  • É uma consequência de fatores relacionados à experiência de exaustão e sofrimento emocional.

  • É um dos efeitos de espirais negativas de perda de saúde que afeta habilidades cognitivas, essenciais para gestão do ensino, diminuição da competência profissional, aumento da vulnerabilidade, insegurança, experiência de angústia e comprometimento das habilidades cognitivas.

Professor Dia
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Distúrbios da voz

  • Avalia a presença de sensações físicas de desconforto relacionadas à voz, em especificamente afonia ou perda de voz, fadiga vocal e desconforto no pescoço.

  • Esses aspectos são os mais frequentes na profissão docente.

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Esgotamento

  • Avalia a sensação de esgotamento físico e emocional provocado pelo desempenho da atividade docente.

  • Associa-se a um maior risco de desenvolver distúrbios físicos e psicológicos e é considerado como a dimensão central do burnout.

  • Esse fator inibe o desenvolvimento do ensino, reduzindo as chances de sucesso profissional, de receber apoio de colegas e maiores chances de isolamento, distanciamento e desmotivação.

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